As solicitudes da Vida | Pastor José Pedro

23 de setembro de 2013

Ontem (22/09), Pastor José Pedro ministrou na sede do Ministério 100% Trigo uma palavra sobre Ansiedade! Confira aqui como foi:

As Solicitudes da Vida

Texto-base: Mateus 6. 25 – 35

Introdução:

No epíteto desta leitura, há um título “As ansiosas solicitudes pela vida”. Deste modo, queremos neste momento, utilizar desta palavra – ansiedade – que na realidade e um comportamento humano, para pensarmos e crescermos em Deus.

1. Ninguém está imune da Ansiedade.

A ansiedade está na vida de todo o ser humano. Já nascemos com ela. Isto é notório, inclusive, na fase inicial da vida. Ansiedade, segundo o dicionário Aurélio, significa aflição, desejo exarcebado por algo ou angústia e, do ponto de vista da psicologia, ela é uma atitude emotiva concernente ao futuro que se caracteriza com atitudes que oscilam entre o medo e a esperança, motivação e desmotivação. Ela tem o poder de tirar o foco. Por esta razão a bíblia nos adverte para sermos sóbrios e vigilantes.

Como será o amanha? Esta é, na realidade, uma expressão de preocupação na vida comum a muitos. Tiago, irmão de Jesus, o apóstolo dos joelhos de camelo, nos diz que planejamos muitas coisas, mas a resposta final vem da boca de Deus.

Ansiedade também significa impaciência. Logo, vê-se que estes males são inerentes aos seres humanos, ainda que seja em maior ou em menor grau. A questão central, portanto é: Como vencer a ansiedade?

2. Como controlar os picos de Ansiedade na nossa Vida?

A ansiedade quando ultrapassa o limite do equilíbrio, nos leva a situações e sentimentos perniciosos e maléficos. Por esta razão, Jesus dedicou-se quase  que um capítulo inteiro admoestando o seu povo a descansar Nele.

Apesar de inusitado, Jesus nos leva, nesta passagem citada, a olharmos para os pássaros. Apesar do avanço da sociedade, dos males, das destruições, eles ainda existem, ainda fazem seus ninhos e são alimentados, cuidados pelo Pai. Assim, iremos aqui nos dedicar a pensar algumas situações que geram ansiedade e como em Deus podemos alcançar descanso:

Ansiedade advinda do Mal cometido a um irmão: Ela ocorre quando se é praticado alguma injustiça a um irmão. Um grande exemplo disto foi os irmãos de José. Em Genesis 42.21, logo após ter cometido o pecado que nasceu da inveja e dos ciúmes, eles disseram uns aos outros que eram culpados.  Por esta razão que, Jesus, na oração dominical, diz que precisamos pedir perdão ao Pai dos Céus assim como perdoamos a quem nos tem ofendido (Mt 7.12). Precisamos entender que o Senhor nos perdoa e nos trás liberdade, leveza no espírito. Quando ministramos perdão, estamos liberando as pessoas. Assim como os irmãos de José alcançaram perdão, precisamos liberar perdão.

Ansiedade quando quebramos a aliança com Deus: O povo de Israel era protegido por Deus através da coluna de fogo durante a noite e uma grande nuvem durante o dia. Contudo, esta proteção só era mantida a partir da obediência e fidelidade do povo; caso contrário, como está escrito em Levítico 26.36, o povo sentiria pavor nos corações. Paulo, também fala que, se formos fiéis, Ele será fiel e, se formos infiéis, Ele permanecerá fiel a palavra Dele (2 Tm 2.13). Precisamos considerar a bondade e a severidade de Deus (Rm 11.22), pois Dele não se zomba. Contudo, se nos humilharmos perante o Senhor, Ele é fiel e em seu tempo nos exaltará (I Pe 5.6), pois aqueles que confessam e abandonam seus pecados, alcançam misericórdia (Pv 28.13), e esta não se renovará (Lm 3.22).

Em Ezequiel 12.18 e 19 vemos um povo que era para comer numa mesa preparada por Deus, tranquilamente, contudo, ao corromper-se, por consequência, comeram com receio e susto.  Para a aqueles que permanecem fiéis ao Senhor, a promessa é que o Senhor estará conosco em todos os momentos ( Jo 16.33)

3. Uma Ansiedade Benéfica

Ansiedade pelo desejo do perdão de Deus: Em Salmos 38.9 e 10, Davi expõe uma ansiedade, isto é, uma agitação advinda do desejo do perdão de Deus. Davi por ter pecado (aqui, não era o pecado do adultério e homicídio) e por não ter sentido o alívio instantâneo do perdão divino, ele sentia esta ansiedade. Este tipo de ansiedade é vencida a partir da persistência para com Deus. A vontade boa, perfeita e agradável do Senhor é que sejamos livres nele, sem peso algum.

Os pássaros, as plantas, enfim, a natureza, não se preocupa com as solicitudes da vida, e ainda sim, o Senhor cuida e zela dela. Deus é o nosso pai; É preciso que confiemos Nele! “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mt 7:11). A promessa de que a vereda dos justos será como a luz da aurora que brilha até a perfeição deve ser o local de descanso e alegria em nosso coração (Pv 4.18).

“Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (1 Tm 6:6-8)

Conclusão:

Vamos nos firmar na promessa, de que há, um lugar onde não haverá choro e dor nas regiões celestiais, seguindo um dia após o outro, confiando no Senhor.

Viver pela fé, crendo num Deus que é provedor e não nos abandonará. Temos que nos atentar para a grandeza deste Deus que é um bom Pai que cuida de nós. O bom de andar com Deus é que, aquilo que não se tem, Ele cria.  Não há escassez com Deus. Agora, quanto mais bênçãos de Deus, faz-se necessário ter mais humildade.

Vida e paz. Estes são os pensamentos de Deus.  Ele é amor, portanto, nos acolhe e nos aconselha e tem para nós coisas que nossos olhos nunca viram e desejos que nunca chegaram no coração do homem. Temos que entender que o prazer e o suprimento que Deus nos dar não se compara a satisfação momentânea que o pecado trás. Faça de tudo para viver a festa do Céu! Não há melhor momento do que ser envolvido pelo Espírito Santo em todo o tempo. Deus quer cuidar de você. Você quer este cuidado? Confie, persevere e viva olhando para o Senhor Jesus! Se Ele te fez, Ele vai cuidar de você.

Pr. José Pedro