O Corpo de Cristo | Pastor José Pedro

5 de dezembro de 2013

Tema: O corpo de Cristo

Culto – 01/12/13  – Pr. José Pedro

Texto-base: 1 Coríntios 12:12-31

Introdução: Há no novo testamento algumas metáforas que trazem a ideia da igreja. Algumas passagens trazem a igreja como a noiva do Cordeiro, outra como a lavoura de Deus. Contudo, se há uma figura que define com precisão a igreja, é a figura do corpo onde a cabeça é Cristo.

Se observarmos os mecanismos do corpo humano, veremos que seu funcionamento é muito complexo. Cada órgão, menor ou maior, tem uma função específica no corpo. De igual modo, cada membro do corpo de Cristo tem sua função particular. Para entendermos melhor esse processo da Igreja como Corpo de Cristo precisamos observar como esse corpo se movimenta.

I. Uma Igreja Flutuante

Existe uma igreja flutuante, andarilha, isto é, que está em movimento. E, até nisto, existe um mistério de Deus. São pessoas que constantemente procuram-se encaixar na igreja, pois cada um de nós temos um lugar específico no corpo de Cristo. Enquanto não nos encaixarmos no local para o qual fomos feitos para estar, haverá dissabores, incômodos. Por exemplo: Imagine a orelha no lugar do nariz.

Existem aqueles órgãos que se não forem usados, atrofiam-se. Da mesma forma, existem cristãos que querem estar quietos, parados no corpo de Cristo, atrofiando-se.  Com tudo isto, o corpo sofre. Qual a atitude que cada um deve ter com o corpo de Cristo?

Existem duas atitudes que nós, como parte do corpo místico (o qual não vemos, mas que existe) de Cristo.

Existem atitudes negativas e positivas que muitas vezes acontecem no corpo de Cristo. Comecemos pelas negativas:

1)      Inveja: no versículo 31 do capítulo lido, Paulo diz que precisamos buscar com dedicação os melhores dons. Em outras traduções, o apóstolo fala de procurar com zelo os melhores dons. Precisamos, assim, buscar os dons para que possamos ser úteis na obra de Deus. Contudo, muitos membros por não entenderem sua posição/função no corpo, sentem inveja. Este sentimento é gerado a partir de uma insegurança.

2)      Autodepreciação: Paulo fala que “se o pé disser por que não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de fazer parte do corpo (I Co 12. 15). Saiba que, ainda que não tenha um cargo importante, estando fraco ou forte, maior ou menor, você é de suma importância no corpo de Cristo. Somos o corpo de Cristo, e é tempo de nos livrarmos da virose da autodepreciação, orando uns pelos outros. Pelo fato de alguns dons parecerem mais nobres que outros, isso não significa que os outros são menos importantes. Existem pessoas que são polivalentes, por exemplo. No corpo humano, também, existem membros que são responsáveis por muitas funções, como o fígado que realiza mais de 500 operações. O nariz, por exemplo, tem uma função que é receber o oxigênio. Contudo, mesmo com só esta função, ele tem uma importância crucial para sustentar todo o corpo. Jesus não faz acepção de pessoas. Ele olha todos com a mesma medida.

A questão não deve ser o que você gostaria de ser. Pensamos, por exemplo, se o pé quisesse ser localizado na testa seria uma aberração. Muitas vezes, somos assim. Queremos ser algo, mas precisamos nos atentar para estarmos onde Deus nos chamou para ficar. (I Co 12.18). Precisamos, então, orar pedindo ao Senhor que nos mostre qual a nossa função específica no corpo; caso contrário, atrofiaremos e comprometeremos todo o corpo. Se todos fossem pregadores, não haveria ouvintes.  O corpo para funcionar bem tem que ser organizado (I Co 13.9).

Em II Co 12.20, vemos que há muitos membros, mas há um só corpo. Se cremos em Jesus e desprezamos algum irmão, algo está errado, pois fazemos parte de um só corpo. Estamos ligados um no outro em Cristo Jesus.

3)      Desprezo: como lemos no versículo 21, o olho não pode dizer a mão que não precisa dela e nem a cabeça aos pés. Há funções maiores e menores, porém, todos precisam entender que todos os membros são necessários. Assim, aqueles que parecem ser mais fracos, são indispensáveis (I Co 12.22). Cada membro é importante e imprescindível, tendo um valor muito alto, o do sangue de Cristo. A igreja não é um clube onde há facções, ela é um corpo. O pensamento de desprezo não cabe a um cristão, mesmo porque, pequenos membros que, por vezes, não aparecem tanto, são necessários. No corpo humano, por exemplo, o pulmão, que não é visto por todos, mesmo encoberto pelos músculos e derme, tem importância crucial no funcionamento de todos os outros membros (I Co 12.22 – 24).  As partes no corpo que costumamos esconder, seja por não considerarmos não muito bonita ou íntima, são importantes no corpo. Não despreze ninguém. Precisamos um dos outros.

Agora, vejamos as atitudes positivas:

1)      Gratidão: No versículo 18, vemos que Deus dispôs cada membro no corpo segundo a sua vontade, desta forma, temos que andar em gratidão por termos habitação nos céus.

2)      Cuidado mútuo: A bíblia nos dar a indicação que podemos exortar uns aos outros com amor (Romanos 12.8), vendo o erro do nosso irmão e ajudando-o a melhorar. Em Provérbios 6.12 – 19 vemos que os inimigos de Deus, muitos fazem sinais apontando uns aos outros, fazendo coisas que são abomináveis aos olhos de Deus como a fofoca, a mentira, a inveja e a disputa. Não podemos ser assim. A verdadeira igreja de Jesus se ama e se disciplina em amor.

Quando se é inserido um órgão novo no corpo humano, todos os demais órgãos se incham com o objetivo de tentar expulsar o órgão novo. No entanto, esse processo uma vez superado, traz vida ao corpo. De igual modo, se vemos um irmão se desenvolvendo no corpo de Cristo, precisamos orar por esta pessoa, por sua família. A seara é grande e poucos são os ceifeiros (Mt 9.37,38). Nem todos pregarão, nem todos serão mestres ou profetas, mas todos fazem parte do corpo de Cristo e são importantes (I Co 12.29,30).

3)      Empatia: No versículo 27 e 28, vemos que somos o corpo cuja  cabeça é Cristo e,  quando um membro sofre, todos sofrem junto com ele; quando um se alegra, todos se alegram. Sejamos defensores da causa de Cristo! Independentemente de placas de igreja, precisamos abraçar nossos irmãos em Cristo de todo o mundo, ovelhas de outros apriscos. Um dia, todas as partes do corpo de Cristo unir-se-ão, formando assim, a igreja glorificada.

Conclusão:

A verdade é que no corpo de Cristo existem pessoas diferentes, com qualidades e chamados diferentes. Se no nosso organismo começarmos a produzir células demais sem coordenarmos nossa ação, gera um tumor. Quando uma parte do organismo não se identifica com outra parte, e começam gerar uma disputa entre elas, o corpo perde substancias gerando com isso a queda da imunidade, com isso, o corpo começa a se autodestruir. Tudo que Satanás quer é que essa indiferença esteja entre nós para baixar a imunidade do corpo de Cristo. Mas, precisamos estar coesos em Cristo Jesus.

Quando as partes do nosso corpo deixam de perceber aquilo que agride, sem sentir dores, isto pode indicar os sintomas de doenças como a hanseníase, conhecida popularmente como lepra. Na bíblia, a lepra tipifica o pecado. No corpo de Cristo acontece algo similar. Precisamos identificar aquilo que afeta o corpo negativamente, tirar todo o pecado. Temos que eliminar o erro através do sangue de Jesus.

Que o Senhor Jesus, Te abençoe.

Pr. José Pedro