Relacionamento com Deus | Pastora Shara Ricarte

9 de setembro de 2013

No segundo culto deste domingo (08/09), o Senhor encheu sua igreja com a palavra do conhecimento. Confira aqui como foi:

Tema: Relacionamento com Deus

Deus não faz nada através nós sem antes fazer em nós.  Em Jo 17.20, 21, Jesus ora momentos antes da crucificação, dizendo: “E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Este momento, vemos Jesus orando por aqueles que ainda seriam dele, séculos depois com o objetivo de sermos um com o Pai.

Jesus realizou o sacrifício da cruz não somente para nos livrar do castigo eterno, mas, também, para estabelecer um relacionamento dos filhos de Deus com o Pai, tornando-nos um povo escolhido, propriedade exclusiva dele. Portanto, vale o lembrete de que não adianta sermos de Deus e flertarmos com o mundo.

O anseio de Deus sempre foi ter um relacionamento conosco, e, este relacionamento ao longo da história foi de toque. Tudo o que foi criado por Deus foi feito por intermédio da sua palavra, mas, ao fazer o homem, a coroa da criação, isto é, a última coisa feita, o Senhor teve o cuidado de levantar do pó, de tocá-lo, formá-lo a sua imagem e semelhança (Gn 1. 26). Com o pecado, o homem perdeu este relacionamento.

Precisamos lembrar que Deus é o nosso pai! Jesus fez questão de nos lembrar disso ao ensinar a oração do Pai Nosso (Mt 7.1). Contudo, é importante ressaltar que somente são chamados filhos de Deus aqueles que confessam o nome de Jesus. Em Efésios 1.4, Paulo inspirado pelo Senhor diz: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”.

Vemos na carta aos Efésios que Deus, antes de criar todas as coisas, sonhou conosco sabendo de toda a especificidade que teríamos. Quando Deus criou os céus, o mar, as plantas, a terra, Ele, como um pai, estava preparando um jardim para os seus filhos.

A relação do pai com o filho é um laço eterno, nada abala. Afinal, quantos pais tem saudades de ninar seus filhos ainda pequenos? Esta é a saudade que Deus tem de nós, de chamar-nos de filhos e de nos ensinar o caminho, de escutar nossa voz pelas madrugadas. Desde o começo Deus vem buscando em toda a história reestabelecer a comunhão com seus filhos. Foi assim com a aliança feita entre Deus e Noé, com Abraão, Isaque e Jacó.

Dentre vários homens de Deus, Moisés se destaca no que diz respeito à intimidade com o Pai. Ele foi levantado como o libertador de Israel da escravidão do pecado. Em Êxodo 5.1, Moisés através de Arão, revela um propósito para o qual o povo de Israel sairia do Egito, que seria para adorar a Deus.

Em Êxodo 20.18 – 20, após Deus ordenar a Moisés que falasse ao povo para se consagrar pois sua  intenção  era se revelar ao povo.  O propósito de Deus é ser achado por nós e para isso, precisamos buscá-lo. Entretanto, o povo de Israel teve medo de se relacionar com Deus e morrer, preferindo ouvir o homem. Isso não é diferente dos dias de hoje. Temos, infelizmente, preferido ouvir mais os homens do que a Deus falando conosco pessoalmente através de uma vida pautada num relacionamento com Jesus. Preferimos, muitas vezes, ouvir as revelações dos outros com Deus porque temos medo de morrer, pois, quando Deus se revela, algo em nós morre: orgulho, soberba, vaidades, crenças e filosofias.

A intimidade com Deus gera o temor e renuncia do pecado. Preferimos, infelizmente, ouvir a homens, porque eles não tem a capacidade de nos convencer. Precisamos escutar e seguir o que é bom, perfeito e agradável que é a própria vontade de Deus. A vontade Dele é de transformar a nossa vida e isto só é possível a partir da renovação da nossa mente que só vem através do relacionamento contínuo com o Espírito Santo por meio de sua palavra e oração (Rm 12.1,2).

É o relacionamento com Deus que nos permitirá sermos transformados de glória em glória. É a revelação de Deus que nos ajudará a mudar. Quando tivermos a revelação genuína da presença de Deus, iremos parar de olhar para os outros para vermos nossas falhas e mazelas e reconhecemos. Para isto, temos que ver a glória de Deus. Foi assim que aconteceu com o profeta Isaías (Is 5); assim que o mesmo reconhece que é um homem de impuros lábios, a partir desta confissão, diante da glória de Deus, ele mudou.

Por esta razão temos que buscar este relacionamento com Deus. Aquele que não precisa, Deus, anseia relacionar-se conosco. E nós, que precisamos, estamos ansiando relacionar-se mais com o Pai?

O povo de Israel não entendeu isto. Apesar disto, Moisés costumava ir a tenda do encontro, montada fora do arraial, a fim de encontrar-se com Deus. Ele, Moisés, falava em secreto com Deus, assim como Jesus, 1500 anos depois, aconselharia (Mt 6.6).  E falava Deus como Ele como a quem fala com um amigo (Ex 33.11), enquanto o povo ficava de fora da tenda, olhando e comprovando que Deus falava com Moisés.

Se entendemos que queremos um relacionamento com Deus, semelhante a Moisés, precisamos armar a tenda, isto é, reservar tempo em nossa casa, com portas fechadas, para manter esse relacionamento com o Pai. Esta tenda não terá o objetivo de pedir ou buscar coisas, mas para buscar a Deus, a sua face.

O Senhor não quer te dar somente experiências, mas sim, te dar uma vida em que Ele te direcionará e guiará em todas as coisas pelo Espírito Santo.  Para vivermos isto, temos que “armar a tenda fora do arraial”, buscar um nível de interação com Deus de modo que Ele fale conosco.

Em Filipenses 3.7, 8, o apóstolo Paulo considerava que conhecer a Jesus era tão melhor que valia a pena abrir mão de tudo o afastava Dele.

Em Atos 17.26,27, Deus revela que de Adão fez todas as nações para buscar a Deus que, por sua vez não está longe de cada um de nós. Em Jeremias 29.13 e 14, a palavra de Deus diz que encontraremos a Deus se o buscarmos de todo o coração. Se buscamos e não o encontramos, ou o pecado está em nós  (Is 59.2) ou não estamos buscando da forma correta. Precisamos buscar a Deus com todo o nosso coração.

O que Deus requer para ser achado é amor total, absoluto. Isso significa renunciar certas distrações, coisas que não são pecado mas que nos afastam de Deus.  Temos muitas vezes resumido o nosso relacionamento com Deus com orações famintas antes de comer, orações sonolentas antes de dormir, ou durante intervalo de atividades. O Senhor quer mais, quer que você se apaixone por Ele.

Em êxodo 33.11, a Bíblia revela que o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala a um amigo. Deus não irá revelar coisas profundas para quem vive em superficialidade. Se queremos coisas profundas, precisamos ter intimidade. Somos responsáveis por manter a chama dentro de nós, que sejamos fervorosos no Espírito!